Colunista RC24h - Kakáh Federico: MITOS E VERDADES – PARTE II


Na última coluna demos início aos "mitos e verdades" que ouvimos nas academias, serão três sábados onde esclareceremos as "lendas", "certezas" que recheiam as salas de musculação.


1 – Ficar sem comer emagrece. 


MITO: Deixando de comer seu metabolismo fica lento, dificultando assim a queima calórica, além disso, ficar sem comer determinado período, estimula a compulsão alimentar, ou o consumo de alimentos em maior quantidade. Para que ocorra a diminuição de peso, é fundamental além da atividade física regular, a ingestão calórica menor, é necessário se alimentar fracionadamente e sempre na quantidade certa e óbvio, alimentação saudável.


2 – Tenho dificuldade em desenvolver alguns grupamentos musculares, por isso tenho que treiná-los mais vezes que outros músculos durante a semana.


MITO: Lembre-se que a musculação tem que ser PERIODIZADA, caso eu queira dar uma ênfase em algum grupamento. "MAIS" vezes não quer dizer "MELHOR". Não adianta você treinar bíceps todo dia por exemplo, achando que por isso terá um melhor resultado.


3 – Músculos viram gordura quando se para de treinar.


MITO: Essa regra de transformação é um equívoco! Os músculos não se transformam em gordura! Ocorre que ao parar de treinar você deixa de gastar mais do que consome(caloria) e se isso ocorre, você começa a engordar(ingestão maior de calorias com a diminuição de queima calórica).


4 -  É necessário fazer mais séries e repetições para abdomem.


MITO: A definição abdominal, os famosos "gominhos", só surgem com a diminuição da capa de gordura que existe nesta musculatura e como não existe nenhum exercício de musculação localizado que diminua gordura, isso não passa de lenda. O que você deve fazer é ter uma alimentação saudável, fazer exercícios que fortaleçam a musculatura por meio de trabalhos de resistência e força, voltados para hipertrofia, aliados a uma atividade física de queima de gordura, como por exemplo treinos do core de 2 a 3 vezes por semana.


5 – Beber líquidos durante as refeições aumenta a barriga.


MITO: Beber líquidos durante as refeições não engorda, porém, é indicado o consumo de somente um copo de água ou qualquer outra bebida para se evitar desconforto. Mas o excesso de líquidos junto com os alimentos podem dilatar o estomago e aí sim, trazer um ganho de peso.


Até sábado que vem com mais "Mitos e Verdades - Parte Final"

 

Kakáh Federico – Profissional de Educação Física (UFRRJ), proprietária da Academia Vibe Gym, Pós Graduada em:  Medicina do Esporte e da Atividade Física (UGF/RJ),Musculação e Treinamento Físico (UGF/RJ), Biomecânica, Cinesiologia e Condicionamento Físico (UGF/RJ). Membro efetivo do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE).

Categorias: Comportamento

Fotos da notícia




Outras notícias